Como fortalecer nosso corpo para não resfriar no inverno

Na medicina Chinesa, quando resfriamos é porque um fator patogênico entrou em uma primeira camada do nosso corpo.
No inverno, quem entra é o Vento-Frio, e se nosso Wei Qi (nosso Qi protetor) não está forte, o Vento-Frio vai lutar contra nosso Wei Qi, e é essa briga que chamamos de resfriado.

Nesse texto, vou falar brevemente sobre duas substâncias que justamente fortalecem nosso Wei Qi: a própolis e o ling zhi.

Uma das principais funções da própolis é vedação a colmeia, ela não deixa entrar água, vento e outros animais em seu interior, dessa maneira ela protege e regula a temperatura da colmeia.

Muitos estudos falam sobre as propriedades imunomoduladoras da própolis, ela atenua inflamações, ativa macrófagos, estimula os anticorpos. Endosso científico é sempre muito bem vindo, mas gosto de pensar mesmo é que sua função apiária também se dá em nosso organismo, impedindo o Vento-Frio de penetrar em nosso corpo.

*

O ling zhi, conhecido como ganoderma, reishi, erva da potência espiritual, alimento dos imortais, é um tônico usado para proteger o organismo, pra aumentar a longevidade e  favorecer o desenvolvimento espiritual.

Ele também possui propriedades imunomoduladoras, é um antioxidante potente e é utilizado nos tratamentos de combate ao câncer e efeitos da quimioterapia.

Para a Medicina Chinesa, o ling zhi é um grande tônico do Qi do Pulmão, transforma muco, para tosse e chiado (o Pulmão é o órgão que está diretamente relacionado com nossa pele e nosso Wei Qi), ele acalma a mente, tonifica Coração, protege o Fígado, melhora a visão, remove toxinas, e por fim, tonifica Qi e Sangue.

Ele é uma ótima recomendação portanto, para fortalecer o corpo e não deixar que Vento-frio penetre.

O ling zhi é um tônico, e todo tônico deve ser consumido com cautela em casos de excesso. É importante, depois da gripe instalada, ajudar nosso corpo também a dispersar o Vento-frio (podemos utilizar agulhas, ventosas, e também, outros tipos de ervas).

Vale uma visita ao bairro da Liberdade só para apreciar o tamanho desse cogumelo que é vendido inteiro e seco.

Para saber a dosagem correta pra você, e se elas são realmente as mais adequadas para seu corpo, é importante consultar um profissional da sua confiança 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s