Na medicina Chinesa, quando resfriamos é porque um fator patogênico entrou em uma primeira camada do nosso corpo.
No inverno, quem entra é o Vento-Frio, e se nosso Wei Qi (nosso Qi protetor) não está forte, o Vento-Frio vai lutar contra nosso Wei Qi, e é essa briga que chamamos de resfriado.
Nesse texto, vou falar brevemente sobre duas substâncias que justamente fortalecem nosso Wei Qi: a própolis e o ling zhi.
Uma das principais funções da própolis é vedação a colmeia, ela não deixa entrar água, vento e outros animais em seu interior, dessa maneira ela protege e regula a temperatura da colmeia.
Muitos estudos falam sobre as propriedades imunomoduladoras da própolis, ela atenua inflamações, ativa macrófagos, estimula os anticorpos. Endosso científico é sempre muito bem vindo, mas gosto de pensar mesmo é que sua função apiária também se dá em nosso organismo, impedindo o Vento-Frio de penetrar em nosso corpo.
*
O ling zhi, conhecido como ganoderma, reishi, erva da potência espiritual, alimento dos imortais, é um tônico usado para proteger o organismo, pra aumentar a longevidade e favorecer o desenvolvimento espiritual.
Ele também possui propriedades imunomoduladoras, é um antioxidante potente e é utilizado nos tratamentos de combate ao câncer e efeitos da quimioterapia.
Para a Medicina Chinesa, o ling zhi é um grande tônico do Qi do Pulmão, transforma muco, para tosse e chiado (o Pulmão é o órgão que está diretamente relacionado com nossa pele e nosso Wei Qi), ele acalma a mente, tonifica Coração, protege o Fígado, melhora a visão, remove toxinas, e por fim, tonifica Qi e Sangue.
Ele é uma ótima recomendação portanto, para fortalecer o corpo e não deixar que Vento-frio penetre.
O ling zhi é um tônico, e todo tônico deve ser consumido com cautela em casos de excesso. É importante, depois da gripe instalada, ajudar nosso corpo também a dispersar o Vento-frio (podemos utilizar agulhas, ventosas, e também, outros tipos de ervas).
Vale uma visita ao bairro da Liberdade só para apreciar o tamanho desse cogumelo que é vendido inteiro e seco.
Para saber a dosagem correta pra você, e se elas são realmente as mais adequadas para seu corpo, é importante consultar um profissional da sua confiança 🙂