Como emagrecer utilizando os princípios da medicina chinesa.

Pra gente ter saúde, o yin e o yang do corpo precisam estar em harmonia.

O yang é representado por tudo aquilo que é movimento, quente, expansivo, é o dia, é o alto, é o branco, é o vigor. O yin é o repouso, o frio, a matéria, a noite, o subterrâneo, o preto, a delicadeza. A busca pelo equilibrio entre essas duas forças é o fundamento da Medicina Chinesa.

E o que que isso tem a ver com a gente que quer emagrecer?

É que quase todo mundo vai ter a predominância ou de yin ou de yang no corpo. E para emagrecer bem, com mais facilidade, com mais saúde, se sentindo melhor com nosso corpo e com mais disposição, nós podemos, através de chás e da alimentação corrigir os desequilíbrios energéticos do corpo.

Se somos mais yin, vamos consumir alimentos e chás mais yang. Se somos mais yang, vamos consumir alimentos para baixar o yang e nutrir o yin do nosso organismo.

teste yin e yang.jpg

Ninguém é totalmente yang ou totalmente yin, geralmente existem deficiências e excessos em diferentes órgãos que fazem com que yin e yang estejam mais presentes ou menos presentes em cada local específico do corpo. Por esse motivo é importante o aconselhamento de um profissional habilitado que saberá identificar os padrões de desequilíbrios e indicar ervas adequadas para cada situação. Mas de maneira geral existem alimentos que reduzem o yang, alimentos que reduzem o yin, alimentos que reforçam o yang e alimentos que reforçam o yin. Deixo aqui uma tabela (baixe aqui o pdf com o teste de características yin e yang + tabela de alimentos) para que, ao identificarmos nosso padrão predominante atual, possamos experimentar consumir um pouco mais ou um pouco menos de determinado alimento afim de contrabalancear nossos desvios energéticos.

Espero que com essas dicas você possa descobrir novos sabores, uma nova disposição e um corpo com mais saúde 🙂 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s